Engaje e se aproxime do público-alvo que deseja alcançar através de conteúdos que envolvam os usuários, responda às dúvidas criando a percepção de valor de uma marca, um serviço ou produto. Produza informações valiosas!
Já escrevemos sobre posicionamento estratégico no meio digital e explicamos o fundamento e as razões para sua empresa estar on-line e se relacionando com os usuários – possíveis clientes ou prospects.
O marketing digital tem diversas estratégias que trabalham em conjunto para o sucesso das empresas; e momentos ideias para que cada ação possa ser aplicada. Entretanto, o marketing de conteúdo está presente em todas as etapas da jornada do consumidor. Por isso, deve ser executada, monitorada e mensurada desde o início. Abaixo, respostas pontuais para te ajudar a estruturar hoje mesmo a produção de conteúdos para suas redes sociais, sites, blog e outros formatos de comunicação.
Quando iniciar a estratégia de marketing de conteúdo?
A jornada do consumidor passa por diferentes momentos e hoje é plural. Esse processo também é chamado de comportamento multitelas.
Atualmente pesquisamos no celular – mas compramos do computador. Assistimos Netflix – mas sem deixar o Instagram de lado, pois estamos, também, acompanhando os stories. Ou, ainda, estamos a navegar na internet, buscando por algo que precisamos, mas com a TV ligada. Por vezes, somos impactados por um comercial na TV aberta ou fechada e realizamos a pesquisa do celular. Estamos conectados e recebendo milhões de ofertas, de diferentes setores.
O marketing de conteúdo é a estratégia dentro do Marketing digital que se encaixa em qualquer momento. Quando começar? Hoje.
Reflita sobre as dúvidas mais comuns dos seus clientes e escreva sobre elas no Facebook, no Instagram, em seu Blog. Ou, se estiver mais à vontade, grave vídeos respondendo perguntas mais frequentes e distribua em diferentes canais de comunicação, a fim de alcançar mais e mais pessoas.
Como descobrir o que os clientes desejam saber?
Escrevemos sobre a importância da definição da persona / público-alvo e alguns meios de descobrir as informações mais importantes. Clique aqui para ler.
Após a definição da persona ideal, saberá quais são as dores do seu possível cliente e qual produto ou serviço está buscando. A partir deste ponto, é necessário criar uma pauta de conteúdos básicos, intermediários e avançados – mais profundos e mais longos – chamamos esta etapa de plano editorial de conteúdo.
Definindo os conteúdos do plano editorial
O plano editorial é um documento que irá organizar os temas dos conteúdos por canais (redes sociais, blog e outros) para cada tipo de persona, considerando também o momento do funil de conversão com o objetivo de atrair, engajar e captar leads.
Há outras considerações importantes sobre o plano editorial:
- Definição do tom da linguagem;
- Frequência do conteúdo – quando será publicado;
- Palavras-chave.
Abaixo um exemplo de funil de conversão.
Em cada momento do funil, deverá produzir os conteúdos de acordo com a sua persona. Priorize conteúdos básicos e depois aprofunde, focando sempre em responder às perguntas, solucionar dúvidas. Explore o seu conhecimento técnico e trabalhe na base do desenvolvimento educacional da sua persona.
Dica: pense sempre de maneira simples. Explique o que é, como é, por que é, para quem é.
Onde publicar os conteúdos
Como viu, o marketing de conteúdo é para todas as empresas e encaixa em todos os momentos. A produção de conteúdo pode ser textual, visual, através de vídeos, podcast e outros.
Quando sua empresa tem um planejamento de marketing e define como será o posicionamento estratégico, os canais de distribuição de conteúdos estarão no plano. Entretanto, a publicação dos conteúdos pode ocorrer em redes sociais, sites, blog, portais de informação: Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, YouTube, Vimeo, Tumblr, Blog, e-mail marketing e outros.
Como acompanhar e mensurar os resultados do marketing de conteúdo
Depois que você tem a o planejamento e o posicionamento estratégico definidos da sua empresa; o desenho das personas (sim, pode ser mais que uma, duas, três); a definição da pauta de conteúdo, os canais de comunicação, o formato de conteúdo, a frequência do conteúdo, está na hora de aplicar e acompanhar o que deu – ou o que não deu.
Neste momento, não se engane, o trabalho de produção de conteúdo com qualidade, focando na jornada de conversão, deve ser aplicado diariamente.
Para medir os resultados do marketing de conteúdo é preciso ter a definição das Kpis – indicadores chaves de performance -. Os indicadores irão apontar os dados primários e secundários do seu conteúdo. Saberá quais palavra-chaves atraíram o seu público-alvo, o tempo de retenção, se o usuário fez alguma ação (conversão) importante no seu site, qual pauta (conteúdo) trouxe mais resultado durante o período de análise.
Para as redes sociais, existe o Facebook Analytics, Instagram Analytics, YouTube Analytics e diversas outras ferramentas que irão apontar os resultados colhidos diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. Para os sites e blog, o acompanhamento do impacto da estratégia do marketing de conteúdo é realizado via Google Analytics e Search Console – que está dentro da ferramenta de análise, monitoria e acompanhamento.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que aproveite nossas dicas e comece a aplicá-las em sua empesa! Se precisar de ajuda em alguma etapa, mande sua mensagem para nós!