Entenda o que é o Marketing Sazonal e comece a aplicar em sua empresa para vender mais

O marketing sazonal é uma estratégia valiosa que pode ser aplicado em diferentes empresas com o objetivo de aumentar as vendas e se relacionar melhor com o público a partir de datas comemorativas importantes.

Marketing Sazonal

O que é Marketing Sazonal

Com toda a certeza você deseja que sua empresa venda mais, tenha mais clientes. Se o objetivo da sua empresa é aumentar o faturamento e aprimorar o seu produto ou o seu serviço, certamente você já pensou em ações de vendas para alavancar o negócio, não é?

Você pode não conhecer o termo Marketing Sazonal ou Período Sazonal, mas pense bem… já comprou um presente para si ou para quem você gosta no Dia dos Namorados, não?!

No Dia das Mães ou no Dia dos Pais pesquisou sobre alguns produtos e analisou as ofertas. No Natal também. Por vezes, você foi além… economizou tudo o que podia para comprar o que desejava na Black Friday.

Os exemplos acimas são datas comemorativas, períodos sazonais que caracterizam o Marketing Sazonal. São momentos chaves em que diferentes empresas, de todos os tamanhos: pequenas, médias e grandes, começam planejar a divulgação de serviços ou de produtos com valores atraentes, descontos e promoções envolventes

O Marketing Sazonal é uma estratégia importante para o posicionamento do seu negócio. As datas específicas que você escolher para criar as estratégias sazonais podem ser divulgadas nas redes sociais da sua empresa, através de campanhas que visam captar mais leads qualificados (contatos) e, naturalmente, vender mais.

Neste texto vamos te explicar maneiras de se destacar através do marketing sazonal, escolhendo as datas comemorativas ou datas importantes para a sua empresa. 

Diferenças entre datas comemorativas, datas sazonais e datas promocionais

Para explorar o Marketing Sazonal com o foco de vender mais existem três tipos de datas diferentes.

1 – Data Comemorativa

Comemorar é o mesmo que celebrar uma data especial. Datas comemorativas são: Natal, Ano Novo, Aniversários e também as diversas oportunidades para curtir:  Dia do Amigo, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia do Publicitário, Dia do Programador e etc. São muitas datas em que pessoas celebram e criam homenagens diversas. Porém datas comemorativas também podem ser sazonais. Certamente, se você tem uma empresa, loja física ou loja on-line, já deve ter percebido que no Dia dos Namorados, no Dia dos Pais, Dia das Mães ou Natal são épocas em que sua loja vende mais – recebe mais pessoas – conversa com muitos perfis diferentes.

Observou que neste período sazonal e de celebração há muitas boas oportunidades de comprar o que se deseja por uma oferta realmente imperdível? Esta é uma estratégia muito importante que precisa começar a considerar. Pense nisso!

2- Data Promocional

 As datas de promoção são muito utilizadas por marcas que desejam lançar um produto ou um serviço aos seus consumidores com um preço exclusivo e super irresistível.  As datas promocionais são excelentes para promover a imagem da empresa, alcançar novas pessoas e divulgar ainda mais.  

Algumas empresas no Brasil possuem a sua data promocional, que pode ou não ter ligação com a sazonalidade. Entretanto, é um apelo muito forte de fixação de marca com o foco de fidelizar clientes.

Você pode trabalhar datas promocionais ofertando bons descontos sempre que achar pertinente. Só tenha cuidado de não focar apenas no preço baixo. Os clientes atualmente são exigentes – buscam qualidade de produto, analisam prazo de entrega e pontualidade. Nem sempre o preço baixo fará a sua empresa vender mais.

3- Data Sazonal

Sazonalidade é temporário. Faz parte de uma época ou de um momento específico. Entretanto, as datas sazonais são importantes e valiosas para as empresas pois permitem a criação de campanhas que estimulam a espera e aumentam o desejo de compra. Sabe quando você tem vontade de comer lichia? Pois é! A Lichia é uma fruta, no Brasil, o seu período sazonal é apenas durante o Natal – pertinho de Dezembro e ainda lá no começo de Janeiro. Se você gosta do exemplo da Lichia, – porque aprecia a fruta – então certamente é daquelas pessoas que esperam pela data para poder comprar.

Esta mesma espera se aplica a outros exemplos. Sabe as coisas de época? É isso!

Podemos explicar mais: sabe quando as lojas do shopping trocam a coleção verão/primavera e os preços ficam mais atraentes, por vezes, quase de graça? Isso também é sazonalidade! Muitas pessoas, especialmente as mulheres, esperam a mudança da estação para comprar roupas da moda inverno ou da moda verão/primavera.

Você pode entender este conceito de data sazonal e aplicar em sua empresa. Algumas datas sazonais estão crescendo muito e ganhando espaço no mercado, onde muitas, mas muitas marcas criam ofertas incríveis para: Dia do Consumidor, Dia do Cliente, Black Friday, Semana do Brasil e outras!

Semana Brasil - Data SazonalBlack Friday - Data Sazonal

Estratégias para trabalhar marketing e sazonalidade nas empresas

Pode parecer repetitivo mas tudo começa no planejamento de posicionamento e de estratégias da sua empresa.

Planejamento de Marketing Sazonal

Para que sua empresa tenha o máximo de proveito do marketing sazonal é importante conhecer o seu público-alvo, definir a sua persona, ter um planejamento de comunicação e definir as pautas e conteúdos que irá divulgar – seja na empresa física ou na empresa on-line.

A pauta de conteúdo é etapa muito importante que compõe o planejamento de marketing. É durante o planejamento de pauta que sua empresa irá conhecer os períodos sazonais, as datas comemorativas e ter um calendário sazonal para pensar, com muita antecedência, no formato e na estratégia da comunicação.

O principal motivo é aumentar as vendas e se relacionar

Pode parecer complexo e muito trabalhoso ter uma estratégia de marketing sazonal, mas a verdade é que os benefícios que sua empresa irá colher entendendo o mercado e as expectativas do seu cliente são muito maiores.

Você deve ter um planejamento de marketing para se relacionar melhor, divulgar sua empresa e fidelizar clientes.

A venda é um processo de muitas etapas. Cada etapa pode ser mais envolvente aos clientes e ajudá-los na decisão de compra se as empresas estiverem atentas às oportunidades de cada nicho.

Temos certeza que está cheio de ideias para se relacionar com clientes e aumentar as  vendas. Crie o seu planejamento voltado para o seu público-alvo e sua persona de acordo com as datas e momentos que mais combinam com o seu negócio!

Precisa de ajuda? Vamos aumentar suas vendas! 😉

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