As hashtags são como palavras-chaves que irão ajudar no posicionamento do conteúdo da sua empresa. Saiba como encontrar as melhores hashtags e implementar o uso nas redes sociais da sua empresa.
Neste texto você irá aprender o que são hashtags e como utilizar nas redes sociais da sua empresa. Certamente, se você é um hard user das redes sociais ou um profissional de marketing digital, que trabalha com social media ou publicidade digital, já deve ter visto por aí o famoso “jogo da velha”. O símbolo se chama hashtag. Ao traduzirmos significa cerquilha e etiqueta: tag, em inglês.
O que são hashtags e como surgiram
O uso das hashtags começou no Twitter. A rede social apelidada de microblog conquistou os brasileiros no início dos anos 2005 até mais ou menos o 2008/2010.
O Twitter trouxe a inovação às redes sociais há mais de uma década. Fundada em 2006, o microblog tinha a proposta de escrever notícias e atualizações de pessoas comuns em empresas utilizando apenas 140 caracteres. Na época, quem atuava como social media tinha o desafio de entregar notícias engajadoras com poucas linhas. Então, uma maneira de marcar ou taguear um assunto ou um novo “tuíte” era usar a hashtag. Utilizada muito no final dos textos, a hashtag tinha e ainda tem a função de posicionar o tuíte em uma pauta específica.
Quando os usuários ou empresas clicavam na hashtag divulgada, apareciam outras pautas, assuntos e tuítes que estavam “falando”, “divulgando” sobre as mesmas coisas. Por isso, então, entende-se que quando se utiliza uma ou mais hashtaga, empresas ou usuários estão tagueando e sinalizando às pessoas os assuntos mais importantes daquele conteúdo.
Como descobrir as melhores hashtags para utilizar em sua empresa
Você já deve ter percebido que sinalizar uma tag ou hashtag na pauta pode ser importante para deixar os conteúdos bem organizados e a sua empresa se posicionar para determinado conteúdo ou assunto. Entretanto, lembre-se que a qualidade das hashtags são primordiais para que a informação que está divulgando nas redes sociais: o Twitter, o Facebook, o Instagram (extremamente utilizada!). Não basta apenas inserir qualquer hashtag.
É necessário entender sobre cada hashtag. Para isso, reserve um tempo e pesquise hashtags que empresas que oferecem o mesmo serviço ou produto que sua empresa oferta ao mercado. Observe igualmente como os clientes se posicionam e usam a hashtag para determinados assuntos.
Qualquer palavra pode virar uma hashtag. Por exemplo, a sua empresa de decoração atua para divulgar os projetos no Instagram e no Facebook. Durante a semana você pode publicar a foto de um projeto de decoração de empresa e utilizar as hashtags: #decoracao #decoracaoempresarial
Não se preocupe com o acento em relação às hashtags.
Mas o fato mais interessante é saber pesquisar como as hashtags funcionam no Instagram ou em outra rede social que você utiliza. Já escrevemos também um artigo sobre os benefícios de usar o Instagram na estratégia de comunicação e marketing para a sua empresa.
No Instagram, em seu computador do desktop ou celular, você pode abrir a url diretamente: www.instagram.com; com login em sua conta, clique no menu da busca – na barra de pesquisa – e insira a palavra-chave ou a hashtag que deseja entender sobre uso e verá como a sua empresa estará posicionada.
Exemplo:
O lado positivo da pesquisa é que você irá saber como é a audiência de determinada hashtag. No exemplo acima, a hashtag #decoracao trouxe o número de publicações e ainda outas ideias para a mesma palavra-chave/hashtag.
É importante, nesta etapa, observar quais tipos de conteúdos a hashtag #decoracao aparece. Certamente, você vai se deparar com publicações, imagens e textos que tenham relação ao assunto de decoração.
Mas você também pode filtrar e alinhar melhor a sua tag. Por exemplo, se sua empresa divulga a decoração de um quarto infantil, utilize igualmente a hashtag #decoracaoinfantil #decoracaoquartoinfantil e etc.
Mas, calma! Você deve estar um pouco aflito em pensar que a única maneira de encontrar hashtags ideais à sua empresa é um trabalho manual. Mas não. Existem sim ferramentas que irão pesquisar as melhores hashtags para sua empresa.
1 – Hashtagify
2 – All-Hashtag
3 – Top-Hashtags
Utilizando as hashtags de forma inteligente
Saber utilizar a hashtag nas redes sociais de maneira inteligente é muito importante para auxiliar no posicionamento e divulgação da sua empresa, produto ou serviço. Em relação ao uso das hashtags para as empresas, é necessário que a conta do Instagram seja uma conta comercial para o seu negócio e esteja aberta – ou seja, um perfil público. Somente com perfis públicos é que usuários terão acesso na sua página do Instagram.
O uso da hashtag no Instagram para contas comerciais [perfis de empresas] podem ser na feed, com as legendas ou até mesmo nos stories! Utilizar a hashtag será a sua sinalização de pauta sobre o assunto abordado. Separamos algumas práticas para te ajudar. Mas lembre-se, você pode explorar e criar outros métodos!
- Crie hashtags com o nome da sua empresa. Explore o nome da sua marca e comece a trabalhar posicionamentos e pautas de assuntos com a sua visão e experiência;
- Não exagere no número. O limite máximo de hashtag no Instagram é de até 30. Mas, normalmente, orientamos que as hashtags sejam enxutas. Não precisa utilizar as 30. Se você está divulgando conteúdos sobre decoração para sala de jantar, apenas sinalize com as hashtags ideais ao assunto. Não precisa encher, até porque pode deixar o texto visualmente poluído. Lembre-se que a etiquetas também são maneiras de organizar.
3. Seja específico em suas hashtags. Foque na palavra-chave.
4. As hashtags de localização também são uma ótima ideia de posicionamento de localização de onde está a sua empresa. Como no exemplo acima, sobre a decoração, você pode taguear a sua publicação assim: #decoracaosaopaulo
5. Seja observador. Você e sua empresa podem verificar quais hashtags a concorrência está usando e analisar número de comentários, likes (curtidas), compartilhamentos e etc. Observar é uma estratégia valiosa que trará insights inteligente à sua empresa. Faça!
6. Utilize o Instagram da sua empresa para criar posicionamento, atrair usuários com potencial de ser o seu cliente. Pense em ações que possam despertar a curiosidade e a atenção do seu público, para que eles tenham a escolha de acompanhar suas publicações e te seguir. Sorteios utilizando a hashtag da sua marca e envolvendo uma boa história podem ser interessante para diferentes segmentos. A dica é: observe! Sem dúvida sua empresa terá boas ideias.
Apenas usar hashtags corretas é o suficiente para ter posicionamento?
Não. Utilizar as hashtags somente por usar, sem sentido e sem direcionamento, não trará o resultado que você e sua empresa estão planejando alcançar. O sucesso de um bom posicionamento de marca utilizando as redes sociais é o bom conteúdo. O conteúdo de qualidade. O conteúdo que atrai mais e mais pessoas. O conteúdo que desperta a reflexão, o conteúdo que esclarece dúvidas, o conteúdo que educa.
Produza sempre bons conteúdos. Crie um diálogo aberto com a sua base de audiência. Não se desespere para ter 10 mil seguidores. E nem queira comprar seguidores. Se preocupe com a qualidade de quem te acompanha nas redes sociais. Foque seus esforços e estratégias para transformar todos os seus seguidores – independente se for um número alto ou não – em clientes fieis. Foque sempre na qualidade!
Quer posicionar muito bem a sua empresa no digital e conquistar mais clientes? Fale conosco! Mande sua mensagem para nós!