Todas as pessoas pesquisam e buscam por informações corretas a todo o tempo e em diferentes níveis – desde o mais básico até o mais avançado e aprofundado. O marketing de conteúdo tem a proposta de posicionar, ranquear e educar o cliente através de diferentes tipos de formatos de comunicação.
A informação move o mundo. Todos os dias, em diferentes dispositivos: computador, tablet ou celular, pessoas pesquisam na internet ou no Google, o pai da informação. E o que as pessoas tanto buscam encontrar? A resposta para suas dúvidas, seus problemas; ou o serviço ideal, o produto que precisam (ou não) comprar.
A pesquisa na web ocorre através de palavra-chave, que podem ser específicas, curtinhas ou longas – conhecidas como long-tail ou cauda longa, como uma frase ou uma pergunta composta por mais de 4 ou 5 palavras. Com certeza você pesquisa e muito! sobre os tópicos que precisa aprender. Seja com o objetivo de aprofundar um assunto; encontrar um bom serviço que esteja precisando; ou, ainda, realizar compras.
O marketing de conteúdo, content marketing é uma estratégia dentro da prática valiosa do SEO – search enginer optimization – que é a otimização para os mecanismos de pesquisas através de conteúdos semânticos, excelente programação de site, design inteligente, experiência do usuário e outros fatores.
Como tudo é conhecimento, os usuários precisam ser nutridos de boas informações e em diferentes níveis.
Entendendo o que é o marketing de conteúdo às empresas
Por exemplo, você tem uma empresa que atua no ramo da mecânica, consertando carros nacionais e importados. O brasileiro gosta de carro e pesquisa bastante antes de comprar o seu veículo novo. E pesquisa ainda mais quando o carro começa a apresentar algumas falhas, a luz do painel acende, ou algum ruído/barulho chama a atenção! A pesquisa acontece para que o usuário encontre uma solução ao seu problema.
Então, para o exemplo acima, é natural que o usuário busque por “o que é a luz vermelha do painel do carro gol”. Afinal, é o problema que começou a ser apresentado recentemente e o dono deseja obter mais informações – e, não se engane, mesmo que a resposta esteja no manual do carro – haverá sim o comportamento de busca utilizando o Google ou outro buscador na web. E é neste momento, que sua empresa especializada em arrumar os veículos deverá aparecer! Com o marketing de conteúdo e a estratégia de produzir o que o seu público busca, o usuário poderá esclarecer a dúvida e, se for necessário, entrar em contato com a empresa e agendar o serviço.
Poderíamos prolongar este texto e apresentar diferentes exemplos de segmento, mas o marketing de conteúdo e o seo é para todos, porque tudo se baseia na informação e no conhecimento.
O marketing de conteúdo não está apenas direcionado para sites – blogs – artigos de jornais – mas igualmente às redes sociais e em diferentes formas de comunicação. O conteúdo estratégico deve ser desenvolvido com o objetivo de responder às dúvidas, esclarecer e ajudar o potencial cliente a tomar uma decisão – seja ela qual for. É através do conteúdo esclarecedor e informativo que sua empresa conquistará espaço e será sempre lembrada – pois fornece exatamente o que o usuário busca, resolvendo problemas e gerando soluções.
Você está gerando conteúdos de valor para potenciais clientes? Conte conosco para ajudar nesta etapa! Navegue em nosso blog – aproveite todas as nossas informações e experiências. Se desejar, fale conosco, envie-nos sua mensagem também pelo whatsapp!