Conheça os benefícios do posicionamento e estratégia digital ao seu negócio

Se beneficie e cresça ainda mais através do posicionamento e comunicação no meio digital.

Existe uma frase que pode explicar, de maneira clara, a importância do posicionamento digital. As frases são: “A empresa que não aparece no momento da pesquisa, não é lembrado/considerado no momento da compra”.

Ter um posicionamento é traçar uma jornada de como deseja que sua empresa seja encontrada, percebida e, acima de tudo, considerada. Mas é primordial que o posicionamento estratégico, utilizando os meios on-line e a comunicação digital, seja alinhado com os objetivos do negócio e com o público-alvo.

Para que sua empresa possa se beneficiar e crescer ainda mais utilizando a comunicação online, é necessário entender alguns pontos a respeito do posicionamento e da estratégia que será executada em curto, médio e longo prazo.

  1. Defina os objetivos da empresa

Reconhecer onde sua empresa está hoje é importante para pensar nos objetivos que deseja alcançar. Claramente, as vendas é um objetivo muito importante a todos os tipos de negócios – mas a venda é igualmente um evento que deve ser trabalhado e refinado. Para vender mais e melhor, ao público-alvo correto através dos meios digitais, redes sociais, campanhas de publicidade no Google Ads e Facebook Ads e Instagram Ads são ações importantes e certeiras para alcançar mais pessoas e, através da refinação e da comunicação atraente, vender mais. Entretanto, para vender mais e sair do ponto A e avançar até o ponto B é fundamental se relacionar – alcançar as personas – cliente ideal – ter uma proposta fascinante e, claro, atender muito bem.

  • Entenda quem é o seu cliente ideal – Persona

Já sabe quem é o seu cliente? O que ele gosta? O que considera no momento da compra de um produto de alto ou baixo valor ou o que avalia no momento da contratação de um serviço? Quais canais – sites, blogs, buscadores, redes sociais, ele acessa? Quais são suas dores/problemas? As perguntas acima fazem parte da construção da Persona – o cliente ideal à sua empresa. Normalmente, existem algumas maneiras de “desenhar” a persona ideal ao seu negócio. Pesquisas on-line via formulário ou mesmo entrevistar quem é o seu cliente atual são caminhos inteligentes para entender o sentimento e o comportamento do usuário que deseja alcançar.

  • Esteja onde seu cliente potencial está – Se posicione

Depois que define objetivos e sabe exatamente quem é o seu cliente, está na hora de se posicionar. Escolha os canais de comunicação no qual o potencial cliente prestará atenção à sua mensagem ou à sua oferta; as redes sociais são suportes certos para este trabalho e precisa ser implementada. Além disso, considere outras ações valiosas, como campanhas no Google Ads, para ser encontrado no momento da pesquisa. É a hora e montar um plano de ação, com indicadores de performance – Kpi’s – bem definidos para mensurar se o que pensou e almejou está a ser alcançado mês a mês.

  • Execute o planejamento

O planejamento não é caminho, mas é um mapa. E pode mudar sempre que necessário. É importante ter um planejamento estratégico escrito e bem estruturado, com cenários diferentes e que seja de fácil mensuração. Se você planeja executar a ação denominada A em sua empresa, precisa saber exatamente qual foi o impacto dela durante o período.

  • Acompanhe e mensure

Quem não mede, não cresce. Quem não mensura, não escala. Toda ação realizada deve ser mensurada, para entender o real retorno durante o tempo em que foi aplicada. Somente através do acompanhamento do planejamento é que as empresas sabem se a estratégia A foi melhor que a estratégia B – ou se é necessário unificar as duas ou mais – ou se, ainda, é necessário mudar todo o caminho.

  • Repita o processo / Mude a estratégia

É comum, no início, as empresas sentirem medo e acharem que não vale a pena investir na comunicação digital, aprimorar a empresa e ter redes sociais prontas para dialogar e divulgar os serviços ou produtos. Por isso é fundamental entender o trajeto/jornada do usuário em cada segmento empresarial e medir cada ação de estratégia, a fim de validar o que funciona e o que não funciona. A repetição faz parte da consistência. Quem tem sucesso nunca desistiu.

Entre em contato conosco por e-mail ou whatsapp. Será um prazer ajudá-lo a posicionar a sua empresa e colaborar com o crescimento. Até a próxima!😉

Deixe um comentário