Como definir personas

Neste texto vamos explicar a importância de definir a persona para a sua empresa. Irá verificar que poderão existir mais de uma, duas ou três personas; e, acima de tudo, saberá como se relacionar com seus clientes ideais e maneiras de produzir conteúdos de qualidade a fim de proporcionar mais crescimento e atingir os objetivos do seu negócio.

Como construir persona

Chegou a hora de você entender as principais vantagens e a real importância de ter a sua persona bem definida em sua empresa – seja pequena, média ou grande, multinacional, internacional, nacional. Saberá como aplicar as técnicas para definir a persona ideal com o objetivo de trabalhar relacionamento, marketing de conteúdo com qualidade, posicionamento estratégico e, claro, mais clientes dos sonhos!

O que é persona?

Persona é o cliente ideal, o cliente dos sonhos. Aquele homem ou mulher que irá entrar em contato com você seja através do whatsapp, telefone, e-mail; ou vai visitar a sua loja, entrar, olhar tudo e… comprar! A definição de persona é uma etapa extremamente valiosa para a aplicação e o desenvolvimento correto do marketing de conteúdo. Tem que ter. Não adianta escapar!

Precisamos frisar, antes de avançarmos, que persona é diferente de público-alvo.

Público-alvo é baseado em dados demográficos. Persona é o cliente dos sonhos definido com sentimentos bons e ruins; dores e sonhos; com comportamentos e hábitos.

Exemplo:

Público-alvo

Homens e mulheres que moram em São Paulo – SP, têm a faixa etária de 25 a 42 anos, advogados ou estudantes de direitos, ganham entre R$ 2.000 a R$ 4.000. Ficam bastante conectados no Facebook e Instagram.”

Persona

Marcelo, empresário, advogado, 40 anos, adora viajar durante o verão brasileiro pois ama praias, mora no Rio de Janeiro. Nas estações frias do Brasil, Marcelo viaja à Europa. É casado, tem um filho de 7 anos e ama cachorros. Mora no Leblon e todas as manhãs faz corridas na orla junto do seu melhor amigo e da sua esposa. O casal adora exercícios matinais e são praticantes de LPO três vezes na semana. Seu maior objetivo é transformar a sua empresa, escritório de advocacia criminal, em referência na cidade maravilhosa. Sua maior dor é ter que lidar com as regras de publicidade para a divulgação do escritório utilizando a comunicação e o marketing digital.

Como definir a persona

No exemplo acima, certamente, você pode perceber que público-alvo é mais frio; e a persona / buyer persona é descrita através de uma história, com gostos pessoais, comportamentos, com o objetivo a ser alcançado e uma (ou mais) dor. O benefício de definir a persona é que, com tanto detalhamento, é possível pautar as estratégias mais certeiras a fim de alcançar outros clientes, semelhante ao cliente ideal.

Para definir personas existem alguns caminhos:

  1. Pesquisa presencial com os seus melhores clientes
  2. Pesquisa on-line com os seus melhores clientes
  3. Questionários presenciais
  4. Questionários on-line
  5. Entrevistas

Pode parecer muitas etapas, mas não se preocupe, você poderá focar em uma ou mais ações a fim de coletar os dados dos clientes, analisar e criar o planejamento.

Ferramenta on-line que poderá te ajudar a entender melhor o processo de criação de persona da Rock Content. Aproveite!

Perguntas chaves para as personas

Definir as personas ideias à sua empresa envolve:

  1. Definir qual método de criação de persona irá aplicar;
  2. Reunir os clientes
  3. Coletar os dados
  4. Analisar os dados
  5. Estruturar as ações de estratégias para produção de conteúdos considerando o funil de conversão para cada tipo de persona

Passo 1

Após definir o método que você irá aplicar – se será on-line ou presencial com clientes seletos, ou se será pesquisa on-line ou presencial utilizando seu site, e-redes sociais, é necessário começar a coleta de dados.

Passo 2

A coleta de dados, independente do método, se fará através de perguntas.

Passo 3

Queremos te ajudar a descobrir as informações mais valiosas e, por isso, separamos algumas perguntas chaves e ideais para fazer à sua persona. Lembrando que, o nosso guia do que perguntar para a persona pode ser adaptado conforme a sua realidade – caso sinta falta de alguma pergunta importante à sua empresa, insira em sua pesquisa.

Por que escolheu a nossa empresa?

Qual era o problema que você buscava solucionar quando nos contratou?

Qual o maior benefício que trouxemos a você?

Como foi a sua experiência de contratação do trabalho?

Como foi a experiência de contrato e pagamento do trabalho?

Considerou outras empresas? O que te fez não contratar o serviço?

Como descobriu nossa empresa?

Quais dúvidas você teve/tinha antes de contratar nosso serviço?

Quais blogs/sites ou outras fontes de informação você usa quando busca clarificar estas dúvidas?

Quais outros serviços você costuma contratar e com qual frequência?

Tem alguma diferencial que tenha influenciado sua decisão de trabalhar conosco?

Considerações finais. Fique à vontade para sugerir, apontar, reclamar!

Passo 4

Depois de ter entrevistado os clientes ou coletados os dados via pesquisa, está na hora de analisar. Foque em incluir personas dentro de um grupo que se converse, que tenham respondido de forma semelhante e bem próxima. Pode ser que durante a análise de dados, irá poder segmentar com mais de duas, três ou quatro personas. Não tem problema! Foque no cliente dos sonhos e direcione os esforços para ele.

Passo 5

Chegou a hora de montar o seu planejamento de marketing de conteúdo para as suas personas a fim de esclarecer dúvidas, fornecer informações de valor e captar mais clientes (semelhantes). Lembre-se que nesta etapa é fundamental entender a jornada do seu cliente, separando os conteúdos através do funil de conversão, produzindo conteúdos de informações básicas, informações intermediárias e avançadas. Nutra os clientes com conteúdos de valor! Se precisar de nós, mande a sua mensagem!😊

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