O que é plano editorial

O plano editorial é uma documentação realizada para ser o guia da estratégia de marketing de conteúdo, com definições dos canais de distribuição dos conteúdos – redes sociais, personas, linguagem, frequência, tópicos, pautas e prazos

O plano editorial é um documento/planejamento que dá norte para a comunicação da sua empresa, bem como auxilia na estratégia de pesquisa, criação – desenvolvimento – e publicação dos conteúdos. No plano editorial tem as diretrizes sobre o assunto que será abordado e publicado no site, blog, YouTube e redes sociais.

O que é o plano editorial

Por que ter plano editorial definido?

Já falamos sobre a importância do planejamento estratégico e presença no meio digital, o tão importante posicionamento estratégico. Um planejamento empresarial, que também envolve o tipo de comunicação – o tom e a linguagem da sua empresa, é primordial para o desenrolar das ações digitais, em marketing e publicidade. Para isso, ter as definições e os conceitos do que cada etapa de um bom planejamento necessita é fundamental. Por isso que é importante ter definido o plano editorial e definir as personas.

O que um bom plano editorial precisa ter?

1 – Definição do objetivo do conteúdo;

2 – Definição da audiência que será alcançada;

3 – Mapeamento dos conteúdos para diferentes tipos de persona;

4 – Pesquisa sobre tópicos e pautas que as personas desejam obter informações;

5 – Canais de distribuição/ divulgação do conteúdo: blog, redes sociais;

6 – Frequência da produção e divulgação do conteúdo;

7 – Definição do tipo de linguagem – estilo e tom da voz

8 – Apontamentos das palavras-chave dos conteúdos

9 – Formatos dos conteúdos: vídeos, imagens, gifs, áudio, textos

10 – Prazos.

Quais são os benefícios do plano editorial?

O plano editorial organiza e norteia os tipos de conteúdos que são fundamentais para a empresa e para as personas. Para facilitar, pense que o bom plano editorial determina o quê, como, por que e quando as ações deverão ser realizadas, planejadas, pesquisadas – respeitando o prazo.

Quando o plano editorial está pronto fica muito mais fácil lidar com pautas ou conteúdos que precisam ser encaixados ou substituídos; organizar todo o cronograma de ações da empresa, criando oportunidade de proximidade com o público / clientes – em um diálogo aberto e atualizado; ficando bem atento às novidades e mudanças que, claro, podem ocorrer.

Quando há planejamento e direcionamento, mensurar as informações e realizar as análises de monitoramento ficam mais fáceis e transparentes de serem entendidas.

Precisa de ajuda para elaborar sua presença estratégica na internet e montar um plano de comunicação e plano editorial?

Conheça as nossas soluções de marketing e comunicação! Converse conosco!

Deixe um comentário