Use o Instagram na estratégia de comunicação e divulgação da sua empresa

Saiba como utilizar o Instagram para divulgar sua empresa, produto ou serviço. Alcance mais pessoas através das funcionalidades da rede social. Gere tráfego. Crie relacionamento. Oferte conteúdos de valor.Estratégias para empresas no Instagran

A história do Instagram – Quando e como surgiu

O Instagram existe há pouco mais de uma década. Fez aniversário recentemente, no dia 06 de outubro, criado no ano de 2010. Inicialmente a rede social e o aplicativo foi feito para sempre ser mobile; só funcionava, lá no começo, para celular Iphone. Curiosidade: foi um brasileiro, Mike Krieger, junto de Kevin Systrom que ajudou a dar vida e desenvolvimento do Instagram.

Instagram, a rede social de imagens

O Instagram é uma rede social 100% de imagens. E, agora, vídeos. Hoje funciona em celular Iphone e Android. Baixar o aplicativo do Instagram no celular, criar uma conta empresarial ou uma conta pessoal sempre foi gratuita. Basicamente, ao baixar o app do Instagram, você poderá tirar fotos diretamente do aplicativo ou do seu celular, publicar em poucos segundos, usufruir dos filtros e imagens, divulgar para seus amigos e colegas. Seguir pessoas físicas ou marcas/empresas e prestadores de serviços. Em 2013, Mark Zuckerberg, fundador e dono do Facebookcomprou o Instagram por US$ 19 bilhões de dólares

Agora que já conhece resumidamente a história do Instagram e o objetivo da rede social, vamos te explicar porque o Instagram deve ser utilizado na estratégia de comunicação e divulgação da sua empresa.

Usando o Instagram na estratégia de comunicação da empresa

Uma conta comercial no Instagram, ou Instagram para Empresas, é, certamente, o que você precisa considerar para divulgar serviços, produtos, promoções e criar proximidade e relacionamento com o seu público-alvo, sua persona.

Através de imagens bem elaboradoras, que podem ser criadas de maneira profissional por designers; ou através de fotografias bem tiradas, que demonstram claramente os valores e benefícios de produtos ou serviços, sua empresa já poderá dar início às publicações no Instagram.

Certamente você já usa o Instagram para vir fotos, assistir vídeos, acompanhar stories das pessoas que gosta – dos seus amigos, conhecidos, dos famosos que admira e, por isso, segue. Mas não se engane! Não são apenas os perfis de famosos e perfis de memes que crescem no IG – apelido do Instagram. Os perfis profissionais, o Instagram para empresas, também crescem bastante porque existe o trabalho de construção de conteúdo e construção de relacionamento com os usuários.

Parte do sucesso de muitas empresas estarem crescendo no Instagram é por conta dos diferenciais de interação que é possível ter. No Instagram, você pode escolher seguir ou não determinado tipo de perfil – de acordo com seus interesses pessoais e profissionais; você pode, também, comentar nas publicações no feed; pode assistir aos IGTVs  (quando há a produção de vídeos para este tipo de formato de comunicação); pode participar de enquetes – e pode criar enquetes em seu perfil -! Pode abrir a caixinha de perguntas e de resposta, a fim de esclarecer dúvidas dos seus seguidores; trabalhar a base educacional, fornecer informações de valor e se tornar chave importante do dia a dia das pessoas. Não para por aí! No Instagram para empresas / Instagram for Business, poderá criar ações e estratégia de comunicação através de dez exemplos abaixo:

1 – Fazer Lives para seus seguidores;

2 – compartilhar os bastidores do dia a dia da empresa;

3 – se relacionar com milhares de pessoas reais;

4 – construir audiência de público – base de seguidores – e trabalhar conteúdos bons para que os seguidores se tornem seus clientes;

5 – personalizar a comunicação visual, oral e escrita dos seus conteúdos;

6 – realizar pesquisas on-line, através das enquetes;

7 – criar tráfego para o seu site, seu blog, sua loja virtual;

8 – ser tráfego de referência para outros usuários ou empresas [marcas];

9 – publicar vídeos de até 60 segundos na feed;

10 – criar conteúdos de vídeos maiores de 60 segundos no IGTV;

11 – vender pelo Instagram;

Não… não acabou, não! Apenas limitamos os itens.  Há muito mais que empresas podem conquistar utilizando a rede social. Sabia que o Instagram faz parte da vida de milhões de brasileiros? Só de curiosidade, o Instagram já registra mais de 1 bilhão de contas ativas no mundo todo. E o número só cresce. Sua empresa usa o Instagram como estratégia do marketing digital?

Muitos brasileiros ativos [72 milhões de contas e o número está crescendo] – pesquisando no buscador no Instagram hashtags para encontrar conteúdos; se envolvendo com prestadores de serviços e empresas; comprando produtos; comprando serviços; conhecendo mais e mais pessoas.

72 milhões de usuários brasileiros podem parecer muito – mas é possível sua empresa se destacar através de bons conteúdos no Instagram; conteúdos personalizados para seu público-alvo; informações valiosas e que podem mudar a mentalidade e ajudar na decisão de milhares de pessoas.

As oportunidades são muitas! E a sua empresa pode anunciar no Instagram, criar campanhas de publicidade divulgando serviços ou produtos. Para isso, utilize a criação de campanhas segmentadas; a estratégia de anunciar no Instagram Ads irá aumentar o alcance da empresa; segmentar o público-alvo correto escolhendo: interesses; idade; localização geográfica e etc.

Explore os diferentes formatos de conteúdo do Instagram
Utilize os diferenciais do Instagram para divulgar conteúdos textuais, visuais, em vídeos. Use o IGTV, use os stories, a feed.

 

Iniciando a estratégia de comunicação e divulgação da empresa no Instagram

Agora que chegou até aqui e está convencido que sua empresa precisa estar no Instagram, vamos te ajudar a iniciar sua comunicação e divulgação na rede social. Atenção às dicas para o trabalho!

1 – Saiba quem é a sua persona no Instagram

Se você tem dúvidas sobre o que é persona, leia o artigo que preparamos; você  aprenderá a criar a  persona

2 – Tenha em mente que a persona do Instagram pode ser diferente da persona do Facebook

Com o seu planejamento de posicionamento e de marketing digital, você já sabe que há público para sua empresa no Instagram. Mas também já sabe que ele é diferente do público no Facebook. Se ficou confuso para você, não se preocupe! Vamos explicar. Imagine a seguinte situação.

Você foi convidado para ser padrinho ou madrinha em um casamento religioso. Qual roupa irá usar?

Claro que a roupa do padrinho e da madrinha é diferente da roupa do dia a dia; ou é diferente dos convidados para a festa no enorme salão. Existe uma diferenciação de comportamento e de roupagem para todas as ocasiões e momentos. Seja para passeios informais, jantar com os amigos, jantar romântico. O que queremos explicar?

Para cada situação e momento, há uma adequação visual para diferentes lugares do dia a dia. Simplesmente nós não seremos padrinhos ou madrinhas de casamento usando calça jeans e sapatilhas. Cada situação e cada local envolve a postura ideal, considerando as particularidades do momento. O mesmo se aplica com a comunicação através das redes sociais.

Redes sociais diferentes exigem uma roupagem diferente. 😊

3 – Crie conteúdos no Instagram

Tem uma ideia diferente? Execute. Mostre sua empresa – mostre os bastidores; converse com seu público; divulgue seu Instagram através de conteúdos que são do interesse da sua persona. Crie imagens bonitas e que chame a atenção; desenvolva uma pauta de conteúdos e os separe através de níveis. Por exemplo: conteúdos para a base que esclareça as dúvidas mais comuns; conteúdos de curiosidades do segmento da sua empresa; conteúdos mais profundos e técnicos. Crie conteúdos diariamente no Instagram; tenha um planejamento de conteúdos com datas comemorativas. Explore diferentes formatos de conteúdos visuais; conteúdos de vídeos.

4 – Use as funcionalidades do Instagram

O Instagram permite imagens, vídeos curtos e vídeos longos. Permite vendas. Permite Lives! Explore muito a feed do Instagram; explore também os stories. Nos stories, crie conteúdos diários. Faça enquetes, abra a caixinha de perguntas, publique vídeos curtos esclarecendo dúvidas. Responda às perguntas por mensagens escritas. Depois teste responder perguntas por áudios. Explore o IGTV, com conteúdos mais profundos e mais longos. Entenda quais são as hashtag que seu público usa; ou que a sua empresa deve usar. Repita o processo todos os dias.

5 – Anuncie para novos públicos

Os anúncios de publicidade on-line alcançam muitas pessoas através de uma forma segmentação assertiva e mensurável. Com os anúncios sua empresa poderá divulgar serviços, casos de sucessos, produtos, ações promocionais para quem realmente tem interesse. Anunciar no Instagram é chegar em cidades, estados e novas pessoas.

6 – Venda mais através de anúncios no Instagram para quem já conhece a sua marca/ produto ou interagiu com a empresa no Instagram

Se você já anuncia no Instagram, sabia que é possível imprimir anúncios para quem já interagiu com a sua marca, que já te conhece, ou que já consumiu seu produto ou serviço? Esta estratégia pode ser fundamental para escalar sua empresa e te ajudar a vender mais!

Você tem interesse em construir a comunicação e divulgar sua empesa nas redes sociais? Fale conosco! Será um prazer ouvir seus objetivos e participar do crescimento do seu negócio.

Construa sua audiência no Instagram
Comece a construir sua audiência e criar a comunicação e divulgação da sua empresa a fim de atrair mais pessoas, com o perfil ideal para o seu negócio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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