Redes sociais: o que são e como escolher corretamente os canais de comunicação para a sua empresa

As redes sociais são plataformas capazes de aproximar empresas dos seus consumidores. Quando bem trabalhadas, podem alcançar o público-alvo corretamente, se relacionar com as personas ideais, divulgar produtos e serviços a fim de fortalecer o nome da marca – transformando positivamente o relacionamento entre cliente e a empresa.

O que são redes sociais e como escolher corretamente para sua empresa

Escolher as redes sociais para a sua empresa é um passo super importante que entra na etapa do planejamento e do posicionamento estratégico para a sua marca.

Antes de tudo, vamos te explicar o que são as redes sociais e os benefícios que poderá receber quando escolhe trabalhar a divulgação de serviços ou de produtos através das mídias sociais.

Redes sociais ou mídia sociais são plataformas de relacionamento que permitem pessoas comuns e empresas se aproximarem através das diversas vantagens e facilidades que as redes sociais disponibilizam. Com certeza, você já tem seu perfil do Facebook há muitos anos. Igualmente, já deve ter criado a sua conta no Instagram e pode (ou não!) passar boas horas olhando a feed de notícias de outras empresas e dos seus amigos. Mas você já usa as redes sociais para a sua empresa? Caso não, continue acompanhando, pois certamente aprenderá muito em nosso artigo.

As redes sociais são plataformas de tecnologia que vão além da aproximação e do relacionamento entre usuários comuns e empresas. Os cadastros em redes sociais são gratuitos – o que não é gratuito é a publicidade paga, os famosos anúncios – Facebook Ads e Instagram Ads – que são feitos dentro do Business Manager do Facebook.

O primeiro grande motivo para você iniciar hoje a sua estratégia de gestão de social media / gestão de mídias sociais e divulgar a sua empresa, seus serviços e seus produtos é não perder mais a oportunidade de aparecer e se relacionar com seus clientes novos, antigos e aqueles que, com o planejamento correto e a produção de conteúdo de qualidade, com certeza, irão considerar a sua empresa.

O custo financeiro de criar a fã page da sua empresa no Facebook, no Instagram, no Linkedin, no Pinterest, no Twitter e outras é de zero reais e dura alguns minutos. Cadastro gratuito!

Em 10 minutos você cria a sua página. Claro que, após a criação, é necessário ter um planejamento e responder às perguntas:

O que será feito?

Como será feito?

Com qual frequência será feito?

Para quem será feito?

Por quem será feito?

Onde será feito? Em quais redes sociais?

Como será medido as ações?

Este planejamento estratégico de posicionamento e de desenvolvimento de pautas para conteúdos envolve  escolher corretamente quais serão as melhores redes sociais para a sua empresa – o seu segmento de atuação. Separamos algumas dicas para te ajudar!

Escolhendo corretamente as redes sociais para a sua empresa

Utilizar as redes sociais em suas estratégias de comunicação e marketing, com o objetivo de atingir mais usuários e conquistar clientes, tenha em mente que sua empresa poderá transformar, de maneira muito positiva, a mente e a percepção das pessoas.

As suas redes sociais poderá educar o seu mercado, através de conteúdos educacionais e inteligentes, aumentar o alcance da sua marca, fixar o nome da sua empresa, construir relacionamento com seus clientes (novos e antigos), aumentar a fidelização de quem já conhece você, sua empresa, seu serviço ou seu produto. Os benefícios de fazer a gestão de social media da sua empresa são diversos!

Entretanto, fazer por fazer, nunca é uma escolha inteligente. É necessário saber fazer – ter consistência – e medir cada ação que é feita. Para alcançar sucesso e bons resultados através das redes sociais, é muito importante ter uma estratégia de posicionamento e o posicionamento é saber onde sua empresa irá dedicar tempo para fornecer informações valiosas e esclarecer. Portanto, é preciso saber escolher as mídias digitais em que a empresa vai atuar, para isso, lembre-se dos passos que deve seguir:

  1. Planejamento de posicionamento de marca
  2. Definição de objetivos da empresa
  3. Definição da persona e público-alvo
  4. Planejamento de conteúdos e plano editorial
  5. Escolhendo as redes sociais corretas a partir das particularidades e o tipo de público que sua empresa deseja atingir.

Conclusão / Resumo

Escolher as redes sociais corretamente para a sua empresa envolve ter um planejamento de posicionamento e definição bem clara das suas personas. Afinal, as redes sociais serão uma extensão da sua empresa. Mas, para ser assertivo na escolha, precisa ter a comunicação bem definida – desde o planejamento de conteúdos textuais, conteúdos visuais, conteúdos de vídeos para alcançar o público correto. É importante que sua empresa esteja onde o seu cliente está. O conhecimento do que cada rede social faz é fundamental para estruturar de maneira certeira os canais de comunicação da sua empresa.

Conte conosco para ajudar nesta decisão! Mande sua mensagem para nós!

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