Estratégias para reduzir o ciclo de vendas

Vender sempre será o objetivo principal de todas as empresas. É crucial para o sucesso!

Empresas que não vendem sofrem e acabam, infelizmente, quebrando.

Se tem dificuldades em vender mais ou mesmo fidelizar os clientes que já possui, esse texto irá te auxiliar!

Para alcançar mais vendas ou diminuir o custo da aquisição de novos clientes, é necessário entender o “ciclo de vendas”, “funil de vendas” – que é jornada que um lead faz desde o primeiro contato até a compra. 

Ninguém compra nada de primeira. Os clientes que deseja alcançar também. Hoje as pessoas pesquisam mais e pensam muito antes de fechar uma compra, especialmente na categoria de serviços.

Abaixo as explicações para que possa compreender melhor! 😃

O que é o Ciclo de Vendas?

O ciclo de vendas começa na prospecção de leads (contatos) até a compra ou recompra. Não é igual pra todos, mas deve ser bem desenvolvido e analisado com critérios para corrigir ou melhorar os processos. Existem diferentes maneiras de prospectar. No ambiente digital os canais de prospecção são redes sociais, anúncios (tráfego), geração de conteúdos em Blogs, sites, fóruns. É importante que todos os canais estejam conectados e tenham estratégias de captação da atenção de cada pessoa real que será impactada. O funil de vendas ou ciclo de vendas tem estrutura dinâmica para ser bem eficiente e ter previbilidade com redução de custos. E isso realmente muda o jogo!

Abaixo há 8 dicas para que possa refletir sobre e começar a aplicar.

Funil de vendas

👉 1. Planeje o seu funil de vendas entendendo as etapas que o seu potencial consumidor/cliente está.

👉 2. Redução do ciclo: otimize, automatize e qualifique leads com marketing de conteúdo, atendimento atencioso sem perder a agilidade e comunicação esclarecedora.

👉 3. Treine o time comercial: equipe preparada acelera vendas! Invista em treinamentos que tenha objetivos de aprimorar as técnicas e refinar a comunicação. Caso sua empresa esteja recebendo oportunidades mas está com dificuldades de fechar as vendas é muito importante analisar o contexto do atendimento. É muito comum as empresas estarem com problemas internos que envolvem organização e comunicação. E, nesse aspecto, o impacto negativo nas vendas realmente acontecem!

👉 4. Potencialize e aumente produtividade com satisfação do cliente através CRM integrado aos seus canais de comunicação.

👉 5. Invista em inbound marketing para nutrir relacionamento, esclarecer dúvidas, criar aproximações e qualificar ainda mais o seu público.

👉 6. Tenha uma estratégia conectada de busca orgânica com a mídia [tráfego, anúncios]. As ações em conjunto reduzirão o custo da aquisição de novos clientes chegando.

👉 7. Não ignore a organização dos dados dos seus clientes com o CRM. Se não está organizado, tenha certeza: mesmo que esteja vendendo bem, está deixando de vender mais, com qualidade e aumentando a fidelização.

👉 8. As estratégias digitais vão muito além de redes sociais e tráfego pago. A experiência do cliente em todos os pontos de comunicação da sua empresa é imprescendível para o crescimento. Se posicione com inteligência e esteja disposto às novas adaptações!

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Este post tem um comentário

  1. Jacqueline Oliveira (Patho360)

    Adorei!!!!
    Implementar abordagens mais assertivas, como automação de processos, qualificação eficiente de leads e aprimoramento contínuo da equipe, são chaves para acelerar o ciclo de vendas, otimizando tempo e recursos. Parabéns!!!

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