Como planejar as pautas para o marketing de conteúdo

Planejar, estudar, pesquisar e ter referências sobre as pautas são importantes na hora de elaborar os assuntos textuais, visuais ou mesmo em vídeos para a divulgação de produtos ou serviços às personas corretas e no momento adequada da jornada de conversão. Abaixo listamos ferramentas de estratégias de comunicação e marketing digital para te auxiliar nesta etapa.Pautas para o marketing de conteúdo

Escrever pode ser muito difícil para alguns; fácil para outros.

Mas de uma coisa sabemos: quanto mais escrevemos, melhores podemos ser. Entretanto, não é apenas sentar e escrever o que sabe e o que pensa a respeito de algum assunto ou tópico. É necessário reflexão, absorção de informação, conhecimento profundo, leitura informativa, referências. Muitas referências.

É desta maneira que se constrói boas pautas, com títulos atraentes, desenvolvimento textual fluído, linguagem apropriada e retenção do leitor. Mas montar pautas para o marketing de conteúdo vai muito além de entender muito, mas muito bem, o assunto abordado. É necessário planejamento estratégico e conhecimento bem definido de quem são as personas – os clientes fictícios mas ideias às empresas.

O marketing de conteúdo está dentro da estratégia de marketing digital e favorece o alcance de novas personas, aumenta o tráfego orgânico do site, ranqueando as palavras-chave ideais e gerando mais oportunidades de negócios, ou seja, mais clientes, mais vendas.

Mas a pauta ou assunto que será abordado precisa ter coerência, no sentido de guiar os conteúdos relevantes de acordo com os termos de pesquisas dos usuários.

Como descobrir o que os usuários pesquisam?

Existem alguns métodos e ferramentas (gratuitas e pagas) que norteiam os produtores no desenvolvimento de conteúdos inteligentes e atraentes. E originais. Além de amar estudar, se mantendo sempre atualizado, obter informações certas, a fim de informar de maneira transparentes e direcionada os usuários, é necessário gostar de pesquisar, entender jornada do consumidor e criar conexão entre persona, jornada de compra e palavras-chave.

Antes de começar: defina o planejamento de comunicação e marketing digital da sua empresa; documento as personas; estude e escolha os canais de distribuição dos conteúdos e, então, produza. Produza diariamente e utilize o plano editorial para refinar.

Agora, vamos conhecer as ferramentas para te auxiliar na definição de pautas atraentes para a produção de conteúdo original e palavras-chave.

Ferramentas de pesquisas

Com o auxílio das ferramentas abaixo poderá planejar as pautas dos conteúdos de maneira mais inteligente e baseado em dados, audiência e tráfego.

  1. Google Trends – gratuita

Ferramenta muito simples e de interface bem agradável para ser utilizada. Com ela, é possível descobrir como o mundo pesquisa, selecionando países, estados, intervalo de pesquisas que pode ser nas últimas 2 horas ou até 5 anos. Pode segmentar por canal de conteúdo – pesquisa de notícias, pesquisa de imagem, pesquisa no Youtube, pesquisa no Google Shopping filtrando por tipo de segmento do mercado. Explore! É muito simples e certamente usará sempre para entender sobre audiência e tráfego.

Esta ferramenta fica dentro do Google Adwords e não, para ter um cadastro na plataforma de anúncios publicitários não precisa pagar. Você só paga se for realmente anunciar. Pode criar sua conta e entender como o Google Ads funciona de maneira 100% gratuita. Entretanto, a keyword planner traz dados sobre concorrência de cada palavra-chave, classificando como concorrência baixa, média ou grande – mostra os lances de custo por clique mínimo e máximo – aponta cidades, estados ou países onde existem mais pesquisas e direciona para qual tipo de dispositivo os usuários mais utilizando quando estão buscando por algo: mobile (celulares), desktop ou tablet.

Uma alternativa super simples, direta e que dispensa cadastro semelhante ao Keyword Planner da Google Ads. Com ela poderá receber mais de 750 sugestões de termos de palavras-chave por canal: Youtube, Bing, Pinterest, Twitter, Ebay, Amazon, Instagram, filtrando por idioma.

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