O plano editorial é uma documentação realizada para ser o guia da estratégia de marketing de conteúdo, com definições dos canais de distribuição dos conteúdos – redes sociais, personas, linguagem, frequência, tópicos, pautas e prazos
O plano editorial é um documento/planejamento que dá norte para a comunicação da sua empresa, bem como auxilia na estratégia de pesquisa, criação – desenvolvimento – e publicação dos conteúdos. No plano editorial tem as diretrizes sobre o assunto que será abordado e publicado no site, blog, YouTube e redes sociais.
Por que ter plano editorial definido?
Já falamos sobre a importância do planejamento estratégico e presença no meio digital, o tão importante posicionamento estratégico. Um planejamento empresarial, que também envolve o tipo de comunicação – o tom e a linguagem da sua empresa, é primordial para o desenrolar das ações digitais, em marketing e publicidade. Para isso, ter as definições e os conceitos do que cada etapa de um bom planejamento necessita é fundamental. Por isso que é importante ter definido o plano editorial e definir as personas.
O que um bom plano editorial precisa ter?
1 – Definição do objetivo do conteúdo;
2 – Definição da audiência que será alcançada;
3 – Mapeamento dos conteúdos para diferentes tipos de persona;
4 – Pesquisa sobre tópicos e pautas que as personas desejam obter informações;
5 – Canais de distribuição/ divulgação do conteúdo: blog, redes sociais;
6 – Frequência da produção e divulgação do conteúdo;
7 – Definição do tipo de linguagem – estilo e tom da voz
8 – Apontamentos das palavras-chave dos conteúdos
9 – Formatos dos conteúdos: vídeos, imagens, gifs, áudio, textos
10 – Prazos.
Quais são os benefícios do plano editorial?
O plano editorial organiza e norteia os tipos de conteúdos que são fundamentais para a empresa e para as personas. Para facilitar, pense que o bom plano editorial determina o quê, como, por que e quando as ações deverão ser realizadas, planejadas, pesquisadas – respeitando o prazo.
Quando o plano editorial está pronto fica muito mais fácil lidar com pautas ou conteúdos que precisam ser encaixados ou substituídos; organizar todo o cronograma de ações da empresa, criando oportunidade de proximidade com o público / clientes – em um diálogo aberto e atualizado; ficando bem atento às novidades e mudanças que, claro, podem ocorrer.
Quando há planejamento e direcionamento, mensurar as informações e realizar as análises de monitoramento ficam mais fáceis e transparentes de serem entendidas.
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