10 formatos de conteúdos que as pessoas mais gostam de se envolver

Criar bons conteúdos nas redes sociais ou no blog demanda testes, direcionamentos e criatividades. Conheça os melhores formatos para divulgar os conteúdos da sua empresa despertando a atenção e envolvendo as pessoas.

Sua empresa já tem o planejamento de conteúdos para as redes sociais

Esperamos que sim! Caso já tenha todo o planejamento de posicionamento, as personas mapeadas e a pauta de conteúdos, chegou o momento de explorar os diferentes formatos de conteúdos para envolver as pessoas. 

Os diferentes formatos de conteúdos para a comunicação digital podem ser utilizados nas redes sociais, no  site  – em especial no Blog – nas plataformas de vídeos, como o YouTube e Vimeo, plataformas de áudios – como o Spotify, Google Podcast ou o Deezer – tudo em formato de podcast. Há também a possibilidade de mudar a comunicação testando formatos de conteúdos em gifs, memes, infográficos e muito, muito mais. 

Abaixo separamos 10 formatos de conteúdos que mais chamam a atenção das pessoas na comunicação on-line. O formato de conteúdo 11 é imperdível! 😉

1 – Conteúdos Textuais 

Os conteúdos semânticos – ou os conteúdos em textos – é um formato de conteúdo extremamente valioso em diferentes pontos da comunicação da empresa: redes sociais, e-mail marketing, sites, blogs, e-books e etc. Os textos são partes importantes dos conteúdos, principalmente quando uma empresa tem estratégia de marketing de conteúdo para ranqueamento orgânico, o SEO. Os conteúdos textuais precisam estar presentes em diferentes canais de comunicação das empresas. Normalmente aconselhamos que o conteúdo em texto venha sempre acompanhado de imagens. Pois a imagem chamará a atenção e irá, igualmente, despertar o desejo nos usuários em lerem o conteúdo por completo! 😉

2 – Conteúdos visuais – imagens

É fato: as pessoas estão lendo bem menos atualmente. O que muitas pessoas não sabem e acabam ignorando, durante o processo de planejamento de comunicação das empresas, é que imagens bem elaboradas e imagens bonitas chamam a atenção. E imagem também é um tipo de comunicação, mas é visual! Orientamos que as empresas pensem com carinho na comunicação empresarial favorecendo a criação de imagens institucionais, imagens para conteúdos educativos e dedicando sim tempo de qualidade para desenvolver as publicações visuais e textuais nas redes sociais. 

Diferencie a sua empresa das outras construindo a comunicação visual de maneira bonita, atraente. Afinal, nas redes sociais, empresas estão disputando a atenção de milhares e milhares de usuários! Se diferencie com imagens lindas e bem construídas!

3 – Conteúdos em infográfico (imagem + texto)

O conteúdo em formato de infográfico agrada muitos, muitos usuários. Nós, da Innova7, gostamos bastante porque é possível concentrar, de maneira bem pontual e sem perder a qualidade visual, informações textuais importantes unindo imagens – preferencialmente ícones. 

Os conteúdos em infográficos podem ser usados em sites, em e-mail marketing, em redes sociais e etc. Basta apenas respeitar os tamanhos de cada formato para que tenha leitura e clareza nos momentos em que os usuários irão abrir a imagem para visualizar todas as infos! 😊 

 

4 – Conteúdo audiovisual  – Vídeos

Os vídeos são o formato de formato de comunicação que mais chamam a atenção e engajam. O YouTube, atualmente, está em segundo lugar no posicionamento mundial em pesquisas. As pessoas estão buscando no site da Google.com e igualmente na url YouTube.com. Primeiro as pesquisas na Google e depois pesquisas no YouTube.

Milhões de usuários estão pesquisando no Youtube maneiras de como fazer, como aprender, o que é. 

Claro que existem aqueles que desejam e preferem ler os conteúdos. Mas já pensou na quantidade de pessoas que estão procurando o mesmo conteúdo textual em formato de vídeo?

O melhor de tudo é que os vídeos também podem ser feitos com imagens prontas – ou com a captação de imagem – com uma narração, uma legenda. As animações em vídeo 3D, animações em vídeos 4D também são excelentes formas de divulgar conteúdos educativos ou até divulgar serviços das empresas. 

Mesmo que haja muita vergonha em frente às câmeras, pense na produção de vídeos que sua empresa pode fazer com elementos gráficos e imagens!

Abaixo assista a um vídeo institucional que produzimos para a empresa IEMI.

5 – Conteúdos de áudios – Podcast 

Os áudios sempre fizeram parte da comunicação. A rádio é exemplo valioso de publicidade, relacionamento e etc.. Entretanto, na comunicação on-line nós temos o formato de podcast. 

Os podcast são conteúdos em formato de áudios, com uma ou mais pessoas que se reúnem para abordar uma pauta, um assunto específico – para dar aulas – ou até mesmo para ouvir livros.

Sabiam que até a bíblia tem todo o seu conteúdo gravado em áudio na voz do famoso Cid Moreira? 😉 

O conteúdo em formato de áudio pode ser valioso para diferentes tipos de empresas. Reflita se o podcast não cabe em sua comunicação. E saiba que existem ferramentas prontas para que você já possa divulgar e compartilhar informações de valor através dos áudios: Deezer, Spotify, Google Podcast e outras. 

6 – E-book – Livro digital

Os e-books também são formatos de comunicação textual que atraem milhões de pessoas. Os ebooks podem ser usados em diferentes estratégias – desde a captação de um lead – até para livros 100% em formato digital. O sucesso é tão grande que temos o Kindle, da Amazon. Milhares de títulos de livros em todas as línguas concentrados em um aparelho. 

Você costuma baixar livros digitais gratuitamente? O seu cliente também! 😉

Considere sobre o e-book na estratégia de comunicação da sua empresa. 

7 – Conteúdos de formulários – Pesquisas com os usuários / clientes

Quando uma empresa tem permissão de contactar seus clientes ou seus prospectos, o formulário pode ser um formato de conteúdo valioso. Isso porque nos formulários empresas podem fazer perguntas chaves, descobrir sentimentos e desejos dos seus clientes (ou apenas contatos). Mas atenção! Execute o formulário de maneira estratégica. Se tiver clientes para coletar dados, tenha a certeza de que sua empresa poderá conectá-lo para responder pesquisas on-line utilizando formulários. 😊

8 – Conteúdos em lives – Vídeos ao vivo 

Os conteúdos em formato de vídeo ao vivo, as Lives, foram inseridas no Facebook, YouTube e agora igualmente no Instagram. Durante o ano de 2020, as Lives no Instagram e em outros canais de comunicação ganharam mais força ainda. Isso porque as pessoas queriam contato em tempo real com seus ídolos famosos; ou mesmo com as empresas que entregam valor e conteúdo esclarecedor. As Lives são excelentes formatos de criar proximidade entre marcas, empresas, influenciadores e consumidores. 

9 – Conteúdos em Gifs 

Gatinhos fofinhos, cachorrinhos encantadores, adultos sentados na mesa de trabalho, mulheres pulando de alegria, crianças dançando. Enfim, os Gifs são formatos de comunicação engraçados e que chamam a atenção. Para a comunicação das empresas os Gifs são igualmente bem-vindos. Por que não? 

Antes de excluir o Gif do seu formato de comunicação, que tal testar antes? 😉

 

 

 

 

 

10 – Conteúdos nos stories – Redes Sociais 

Os stories são uma ferramenta das redes sociais que podem alcançar muitos usuários. As publicações ficam salvas por até 24h ou podem ser salvas pelo infinito se deixar as informações dos stories em destaques.

Além do alcance, os stories permitem formatos de comunicação variados:

  1. Enquetes;
  2. Vídeos;
  3. Áudios;
  4. Memes;
  5. Figurinhas/gifs
  6. Textos;
  7. Caixinha de perguntas;
  8. Localização geográfica;
  9. Hashtag
  10.  E muito mais 😉

Então utilizar os stories na comunicação da sua empresa é essencial. E quando fazer? Diariamente! 😉 Os formatos? Você escolhe!

11 – MEMES 😊😊😊

Nós dissemos que o formato de comunicação que pode funcionar super bem – respeitando a comunicação e o momento das empresas – são os memes! Sim, memes são divertidos, inteligentes, criativos e chamam a atenção. Com o planejamento ideal e do tom de linguagem da sua empresa bem definido, considere sim utilizar.  Afinal, se grandes empresas usam, por que não usar também? Só acerte a mão no tom e no momento! Pode dar bom!

Esperamos que nossas dicas de formatos de comunicação possam ajudar a sua empresa a se destacar em meio às milhares de ofertas e conteúdos que são divulgados em cada segundo na web

Precisando da gente, fale conosco! Será um prazer criar a sua comunicação textual e visual, respeitando o tom de voz da sua marca! 😉

Deixe um comentário